(mais) 3 escritoras brasileiras de livros infantis (que não podem ficar de fora de nenhuma lista!)

compre aqui

compre aqui

estava contando pra minha mãe sobre o post da semana passada, quando ela me interrompe indignada: “Mas e a Tatiana Belinky, vai ficar de fora? Não pode escrever sobre autoras de literatura infantil no Brasil sem citar a Tatiana Belinky! Ela marcou a minha infância!!” 😀

tentei argumentar minha escolha, dizendo que não dá pra compará-la com quem esteve numa nota de dinheiro ou com quem fez parte da ABL, mas ela encerrou o assunto me lembrando que foi a Tatiana Belinky (junto com o marido Júlio) quem fez a primeira adaptação do Sítio do Picapau amarelo pra TV!

ok, ok… então, atendendo a pedidos, aqui vão mais 3 escritoras brasileiras de literatura infantil e seus respectivos livros, que não poderiam ter ficado de fora da primeira lista (com um humilde e devido pedido de desculpas…):

compre aqui

compre aqui

Um caldeirão de poemas (Tatiana Belinky, Cia. das Letrinhas)
nascida em 1919 em Petrogrado, na Rússia, Tatiana Belinky veio pro Brasil com 10 anos de idade e aqui ficou. casou-se com o educador e médico Júlio Gouveia, que foi também seu parceiro de projetos televisivos: encenaram Os três ursos na extinta TV Tupi, onde ganharam um programa fixo, e depois adaptaram o Sítio do Picapau Amarelo pra TV. nesta época, Tatiana começa a ser premiada por seu trabalho como escritora e chega a trabalhar na TV Cultura, na Folha e no Jornal da Tarde, como cronista e crítica. em 1987 escreve Limeriques, baseado nos limericks, uma forma poética que usa versos em 5 linhas, e daí passa a escrever vários livros nesse tema (Limeriques do bípede apaixonadoMandaliquesLimeriques das causas e efeitosLimeriques estapafúrdios, entre diversos outros). Um caldeirão de poemas é um bom livro para entender o universo da escritora: tem traduções diretas do russo e do alemão, adaptações de histórias conhecidas e desconhecidas e diversos poemas próprios sobre os mais variados temas – felicidade, tristeza, medo, alegria… junte isso às maravilhosas ilustrações de vários artistas e pronto, um prato cheio para leitores de todas as idades!

ABolsaAmarelaA bolsa amarela (Lygia Bojunga, Casa Lygia Bojunga)
Lygia Bojunga nasceu em 1932, em Pelotas. começou a vida profissional como atriz de rádio e de teatro, escreveu seu primeiro livro em 1972, Os colegas, e não parou mais. foi a primeira brasileira a receber, em 1982, o Prêmio Hans Christian Andersen pelo conjunto da obra, concedido pelo International Board On Books For Young People (filiado à UNESCO), considerado uma espécie de Nobel da literatura infantojuvenil. além dela, só a Ana Maria Machado, em 2000! recebeu também o Prêmio Jabuti, e seus livros já foram traduzidos para dezenas de idiomas em inúmeros países, sendo altamente recomendados na Europa. o livro A bolsa amarela é um dos mais conhecidos da autora, e trata da repressão de 3 vontades da personagem principal, guardados numa bolsa amarela: a vontade de crescer, a vontade de ser menino e a vontade de ser escritora.

compre aqui

compre aqui

Maria vai com as outras (Sylvia Orthof, Ática)
Sylvia Orthof nasceu no Rio em 1932 também. filha de pintores, começou a vida nas artes plásticas, depois foi para o teatro e só mais tarde, em 1979, entra no universo da literatura infantil, passando a fazer parte da Revista Recreio a convite da Ruth Rocha. lança seu primeiro livro para crianças em 1981 e toma gosto pela escrita, passando a escrever cerca de 120 livros infantis e juvenis e peças de teatro! um de seus títulos mais emblemáticos é Maria vai com as outras, que conta a história da ovelhinha Maria que fazia tudo que as outras ovelhas faziam. até que, um dia, ela saca que pode ser dona das próprias vontades.

Anúncios
Categorias: livros, livros infantis | Tags: , , | Deixe um comentário

Navegação de Posts

palpita aí!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Mães Loucas

porque "mãe louca" é redundância.

Mãe-solteira recém-casada

porque "mãe louca" é redundância.

porque "mãe louca" é redundância.

Mamatraca

porque "mãe louca" é redundância.

bora.ai blog

bora aí blog - dicas

Minha Mãe que Disse!

porque "mãe louca" é redundância.

Pequena que pariu

porque "mãe louca" é redundância.

O Blog da Sofia

Tudo sobre bebês e ser mãe, da gravidez ao nascimento do filho.

%d blogueiros gostam disto: