3 escritoras brasileiras de livros infantis que você com certeza leu na escola

compre aqui

compre aqui

Cecília, Ruth e Ana Maria.
o que estas três têm em comum? são mulheres, escritoras de livros infantojuvenis, premiadas e conhecidas.

qualquer pessoa que acompanhe o mercado editorial brasileiro (mas pode ser qualquer mercado em quase qualquer país) sabe que está aí uma combinação difícil de acontecer: ser escritora publicada, premiada e conhecida no país e no mundo. com todas as discussões sobre igualdade de gêneros que vêm acontecendo, surgem movimentos interessantes que lutam pelo reconhecimento do papel da mulher nos mais variados nichos, seja em profissões científicas, em posições de liderança em empresas, ou qualquer outro. um desses movimentos bacanas é um projeto chamado Leia Mulheres, que inspira leitores do mundo todo a lerem mais livros escritos por mulheres.

agora para e pensa: dos seus autores preferidos, quantos são mulheres? dos últimos livros que você leu ou ouviu falar, quantos foram escritos por mulheres? dos livros que você leu na escola, quando criança, quantos eram de escritoras brasileiras?

pois é. então, para tentar corrigir esse desajuste, relembro aqui 3 livros infantis que você com certeza leu na escola e, muito provavelmente, não se esqueceu até hoje!

compre aqui

compre aqui

Ou isto ou aquilo (Cecília Meireles, Global)
Cecília Meireles, a mais velha das três listadas aqui, nasceu no Rio de Janeiro em 1901 e morreu no ano em que um dos seus livros mais conhecidos, Ou isto ou aquilo, foi lançado, em 1964. filha de açorianos, ela ficou órfã ainda pequena e cresceu criada pela avó Jacinta. começou a escrever poesia aos 9 anos de idade, e aos 18 teve seu primeiro livro de poemas publicado. foi escritora, pintora, professora e jornalista, publicou incontáveis livros (não só infantojuvenis) e recebeu diversos prêmios e honrarias – e foi a única a aparecer numa cédula brasileira, a de 100 Cruzados Novos!

Screen Shot 2015-08-17 at 15.19.29

compre aqui

compre aqui

Marcelo, marmelo, martelo (Ruth Rocha, Salamandra)
Ruth Rocha nasceu em 1931, em São Paulo, mas só foi se tornar escritora beeeem depois. quando pequena, era leitora voraz de tudo que caía em suas mãos. formou-se socióloga, foi aluna do Sérgio Buarque de Holanda na USP e começou sua vida profissional no Colégio Rio Branco, primeiro como bibliotecária e, depois, como orientadora educacional. daí passou a escrever sobre Educação para revistas e logo foi parar nas colunas da Revista Recreio (que existe desde a década de ’60, sabia?). trabalhou também como editora na Abril, mas foi só muitos anos depois, aos 45 anos, que ela publicou Palavras, muitas palavras, seu primeiro livro. Marcelo, marmelo, martelo, um livro sobre um menino que decide renomear as coisas, foi seu maior best-seller e um dos maiores sucessos editoriais do Brasil, com 25 edições e 10 milhões de exemplares vendidos!

compre aqui

compre aqui

Bisa Bia, Bisa Bel (Ana Maria Machado, Salamandra)
Ana Maria Machado nasceu em 1941, no Rio de Janeiro, e é a única das 3 formada em Letras. estudou pintura em Nova York, fez pós-graduação em Linguística na França com Roland Barthes, foi presidente da Academia Brasileira de Letras de 2011 a 2013, onde ocupa a cadeira #1, foi uma das sócias editoriais da Quinteto Editorial junto com a Ruth Rocha, e em 1980 co-fundou a primeira livraria infantil do Brasil, a Malasartes, que existe no Rio até hoje! ela é uma das maiores porta-vozes da leitura infantil e da educação como direito básico de toda criança. escreveu tantos livros que não dá nem pra contar, teve histórias traduzidas pra mais de 20 idiomas pelo mundo e vendeu mais de 20 milhões de livros até hoje. seu Bisa Bia, Bisa Bel, escrito em 1981, foi premiado e teve mais de meio milhão de cópias vendidas. nele, Ana Maria Machado conta a história de uma menina chamada Isabel, que encontra um retrato de sua bisavó Bia entre as coisas de sua mãe e começa uma relação de muitas descobertas com essa pessoa tão especial e com sua própria futura bisneta.

Anúncios
Categorias: livros, livros infantis | Tags: , , , , | 2 Comentários

Navegação de Posts

2 opiniões sobre “3 escritoras brasileiras de livros infantis que você com certeza leu na escola

  1. Gabriela Chamusca

    Oba! Tenho os três!!!! Bisa Bia Bisa Bel tinha o meu original de criança até este ano… Como ganhamos outro dei o meu numa troca de livros…. ADORO!!!!

  2. Pingback: (mais) 3 escritoras brasileiras de livros infantis (que não podem ficar de fora de nenhuma lista!) | Mães Loucas

palpita aí!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Mães Loucas

porque "mãe louca" é redundância.

Mãe-solteira recém-casada

porque "mãe louca" é redundância.

porque "mãe louca" é redundância.

Mamatraca

porque "mãe louca" é redundância.

bora.ai blog

bora aí blog - dicas

Minha Mãe que Disse!

porque "mãe louca" é redundância.

Pequena que pariu

porque "mãe louca" é redundância.

O Blog da Sofia

Tudo sobre bebês e ser mãe, da gravidez ao nascimento do filho.

%d blogueiros gostam disto: