3 livros para conhecer o céu – especial New Horizons

compre aqui

compre aqui

daqui a uma semana, no dia 14 de julho, nós vamos presenciar um feito histórico: pela primeira vez uma sonda espacial, chamada New Horizons, vai voar bem pertinho de Plutão e nós vamos finalmente saber do que é feito esse mundo tão distante! 😀

descoberto em 1930 pelo astrônomo americano Clyde Tombaugh, Plutão foi considerado o último planeta do sistema solar, a uma distância de 5,8 bilhões de quilômetros do Sol! em 2006, a União Astronômica Internacional (um conselho composto pelos mais importantes astrofísicos do mundo) decidiu mudar a classificação de Plutão para ‘planeta-anão’, por considerá-lo muito diferente dos chamados ‘planetas principais’ (os 8 que conhecemos) e mais parecido com outros corpos celestes como Ceres, Makemake, Haumea, Eris e outros objetos transnetunianos (corpos celestes que ‘habitam’ a região do Cinturão de Kuiper, pra lá de Netuno).

de todo modo, Plutão sempre esteve presente no imaginário coletivo. por ser praticamente invisível mesmo pelos telescópios mais poderosos, nunca se soube que cara tem esse planeta tão gelado e escuro e isso atiçou a curiosidade de muitos cientistas desde sua descoberta. em 2006, no mesmo ano em que o planeta foi reclassificado, a NASA lançou a sonda New Horizons em direção ao planeta-anão. o projeto é para que a sonda só passe por Plutão e continue em seu trajeto através do Cinturão de Kuiper, mas nessa passagem a sonda, que carrega vários equipamentos de medição, vai coletar o maior número de informações possível sobre o planeta-anão e suas luas!

ou seja, nós estamos assistindo a história sendo escrita: depois de uma viagem de 9 anos pelo espaço, vamos presenciar ao vivo as primeiras imagens precisas e próximas do planeta mais esquivo do sistema solar! fique de olho. 😉

se você, assim como eu, se interessa muito por astronomia, aqui vai uma listinha de 3 livros para conhecer melhor o céu:

compre aqui

compre aqui

A história das estrelas (Neal Layton, Companhia das Letrinhas)
um livro super bacana para entender o que são estrelas, como elas nascem, se morrem, quais os tipos que existem, além de aprender um pouco da história da astronomia. tem capa dura e um monte de abas interativas e pop-ups!

compre aqui

compre aqui

O mais sensacional guia intergaláctico do espaço (Carole Stott, Companhia das Letrinhas)
não só a gente aprende sobre a história do universo: o começo de tudo, o Big Bang, e como as galáxias, estrelas e planetas passaram a existir, como também aprendemos sobre como se tornar um astronauta, sondas espaciais e telescópios etc. um verdadeiro guia espacial!

compre aqui

compre aqui

A menina que batizou Plutão e outras histórias extraordinárias de jovens cientistas (Marc McCutcheon, Cosac Naify)
nas nove histórias reunidas neste livro, aprendemos sobre Venetia Burney, a menina que aos 11 anos deu nome ao recém-descoberto ‘planeta X’, Louis Braille, o garoto que inventou uma escrita que pode ser lida por cegos, Philo Farnsworth, que aos 14 anos teve uma ideia que levou à invenção da TV, e outras crianças e jovens que criaram coisas incríveis através da observação da natureza e de ideias brilhantes!

Anúncios
Categorias: astronomia, livros infantis, New Horizons, Plutão | Tags: , , | Deixe um comentário

Navegação de Posts

palpita aí!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Mães Loucas

porque "mãe louca" é redundância.

Mãe-solteira recém-casada

porque "mãe louca" é redundância.

porque "mãe louca" é redundância.

Mamatraca

porque "mãe louca" é redundância.

bora.ai blog

bora aí blog - dicas

Minha Mãe que Disse!

porque "mãe louca" é redundância.

Pequena que pariu

porque "mãe louca" é redundância.

O Blog da Sofia

Tudo sobre bebês e ser mãe, da gravidez ao nascimento do filho.

%d blogueiros gostam disto: