2 de abril: dia mundial da conscientização do Autismo e Centro Pró Autista

Helloucas!!!

Tudo bem???

Semana passada uma mãe de amiguinha da Luna enviou para o grupo de zazap das mães da classe um video sobre uma entidade que a filha frequenta, chamada Centro Pró Autista. Isso me motivou a escrever sobre esse assunto, que eu tinha, há tempos, vontade de escrever… Pedi autorização da mãe para divulgar e aqui estou!!

A escola da Lulu é adepta da inclusão e tanto ela quanto meu filho já conviveram com várias crianças com quadro de autismo… Faço questão de conversar com meus filhos para que eles se envolvam com essas crianças e possam ajudar no desenvolvimento, no que for possível. Essa amiguinha em especial, está na escola desde o berçário e minha filha é apaixonada por ela… Tem sido emocionante acompanhar cada etapa vencida, o primeiro passeio com a classe e foi difícil conter as lágrimas quando minha filha veio contar (muito feliz) o dia que a amiga conseguiu chamá-la pelo nome.

Como eu não tinha um conhecimento mais profundo sobre o assunto, fui buscar informações no site do próprio Centro Pró Autista: “O autismo é uma disfunção neurológica de base orgânica, que afeta a sociabilidade, a linguagem, a capacidade lúdica e a comunicação” (Classificação Internacional de Doenças – CID 10, publicada pela Organização Mundial de Saúde). O Autismo não ocorre por bloqueios ou razões emocionais, mas pode ser agravado por elas. A falta de reação à dor, a incapacidade de reconhecer situações de perigo e a repetição rítmica de certos movimentos do corpo são sintomas freqüentes no autismo. O desenvolvimento da fala é lento e anormal, senão ausente, caracterizando-se pela repetição daquilo que é dito por terceiros ou pela substituição das palavras por sons mecânicos, falta de flexibilidade mental e restrição de interesses.”

E ainda, achei um video muito legal que compartilhei pelo face:

autismo-2abril (1)

Dia 02 de abril é o dia mundial da conscientização sobre o autismo… Por que não conhecer melhor sobre o assunto, conversar com quem vive essa realidade em família, conhecer e ajudar entidades (sérias) que procuram ajudar crianças com quadro de autismo e familiares?

Ainda no site, sobre o Centro Pró Autista:

“Entidade não governamental, sem fins lucrativos, o Centro Pró-Autista (CPA) atua, desde 2000, no atendimento multidisciplinar para diagnóstico, tratamento ambulatorial, terapêutico, educacional e pré-profissionalizante de autistas.

Desde a sua fundação, o CPA possui protocolos de aplicação terapêutica, para cada perfil de paciente, não havendo similar em nenhum outro meio médico assistencial.

Em razão disto, a metodologia do CPA vem servindo de modelo para outras instituições. Além de visar o atendimento possível em seus aspectos pessoais e sociais, a entidade oferece também suporte aos respectivos familiares e/ou responsáveis.

Para tal, organizou e ministra diversos cursos e seminários, com especialistas nacionais e internacionais, para difusão do conhecimento a respeito do autismo e capacitação profissional de seus colaboradores.”

Pelo que eu li, passa por dificuldades para se manter (como infelizmente outras entidades), tanto que lançou uma campanha para arrecadação de fundos: http://www.kickante.com.br/campanhas/centro-pro-autista-colabore-conosco

Enfim, nessa vida, aprendi que vale muito praticar o bem, ajudar quem precisa e se envolver em causas que vão efetivamente ajudar outras pessoas…

Que tal ser mais um elo dessa corrente???

Bjos e até a próxima!!

Anúncios
Categorias: geral | Deixe um comentário

Navegação de Posts

palpita aí!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Mães Loucas

porque "mãe louca" é redundância.

Mãe-solteira recém-casada

porque "mãe louca" é redundância.

porque "mãe louca" é redundância.

Mamatraca

porque "mãe louca" é redundância.

bora.ai blog

bora aí blog - dicas

Minha Mãe que Disse!

porque "mãe louca" é redundância.

Pequena que pariu

porque "mãe louca" é redundância.

O Blog da Sofia

Tudo sobre bebês e ser mãe, da gravidez ao nascimento do filho.

%d blogueiros gostam disto: