Top 10 editoras brasileiras de livros infantis

O fim do ano vem chegando e, com ele, vem a vontade incontrolável de fazer listas! Dentro do meu assunto preferido, sempre vejo rankings de livros infantojuvenis, mas a produção editorial neste ramo é tão vasta (oba!) que listas de 10 melhores mal dão conta de tudo que é bom e merecedor de menção.

Assim, achei que poderia ser uma boa ideia listar aqui, pra vocês, algumas das editoras brasileiras que eu considero fundamentais na produção dos livros que nossos filhos precisam ter em sua biblioteca. Vale a pena ficar sempre de olho no catálogo e nos lançamentos dessas editoras!

  1. Cia. das Letras
    A editora está subdividida em diversos selos, cada um focado num público diferente – e a Cia. das Letrinhas é o selo voltado para crianças jovens. Se você curte literatura infantojuvenil, tenho certeza que já pegou nas mãos algum livro da Cia. das Letrinhas um dia!
    São desta editora os livros Saudade, do Claudio Hochman, e A história das estrelas, do Neal Layton, que foram Livro do Mês do clubinho Astronautas de Histórias!
  2. Cosac Naify
    Alguns dos livros mais bonitos que já vi publicados no Brasil são desta editora! Dizem que não se deve julgar um livro pela capa, mas é perfeitamente justificável se apaixonar por um por causa da edição!
    O livro infantojuvenil mais vendido na última edição da Feira do Livro da USP foi Contos maravilhosos infantis e domésticos, vols. 1 e 2, dos irmãos Grimm, publicado pela Cosac Naify. Meu livro preferido do coração, A árvore generosa, do Shel Silverstein, também é deles! 😉
  3. Pulo do Gato
    A editora tem poucos anos de vida, mas já é dona de um catálogo infantojuvenil de encher os olhos! Também subdividida em 4 selos (para leitura acompanhada, leitores autônomos, clássicos da literatura e formadores de leitores), seu livro Para que serve um livro?, da Chloé Legeay, aparece em diversas listas de leituras altamente recomendáveis!
  4. Salamandra
    Parte da Editora Moderna, a Salamandra tem vários livros que a gente encontra facilmente nas livrarias, como os livros da Peppa (aff!), mas eles também publicam o incrível Oliver Jeffers, escritor e ilustrador super talentoso, criador de PresosO incrível menino devorador de livros!
  5. Pequena Zahar
    Selo da maravilhosa Editora Zahar voltado para os pequenos, lançou este ano o lindo Orie, da Lúcia Hiratsuka, e A raiva, do meu casal preferido Blandina Franco e José Carlos Lollo. Vale a pena dar uma olhada!
  6. Biruta
    Junto com sua “editora-irmã” Gaivota, elas são especializadas em literatura infantil e juvenil, respectivamente. Dá uma olhada no premiado O tamanho do meu sonho e A peixinha Ina e o Sol, do polonês Przemyslaw Wechterowicz.
  7. Rocco
    É uma editora com anos de “janela”, especializada em best sellers internacionais. Recentemente lançou o selo Pequenos Leitores, através do qual publicou livros como O dia em que troquei meu pai por dois peixinhos douradosOs lobos dentro das paredes, ambos do premiado Neil Gaiman, e os livros do Pequeno Nicolau, personagem criado por René Goscinny, autor das aventuras de Asterix!
  8. Ciranda Cultural
    Uma editora bastante prolífica, mais conhecida por livros de atividades como livros de adesivos ou de colorir, mas que, de repente, publica umas pérolas como As aventuras de Pinóquio, história do Carlo Collodi adaptada pela Stella Gurney, fantasticamente ilustrado pelo Zdenko Basic e pelo Manuel Sumberac. Uma das edições mais bonitas que já encontrei, de deixar a Disney no chinelo! 😛
  9. Brinque Book
    Também muito produtiva, tem um catálogo bastante extenso. Não é tudo que tem a ver com o que eu considero boa literatura infantojuvenil, mas tem muita coisa legal e premiada. O pirata Nhac, do Jonny Duddle, é deles. 😉
  10. WMF Martins Fontes
    Editores de vários livros incríveis, o catálogo infantojuvenil deles tem autores imprescindíveis como CS Lewis e JRR Tolkien.
Anúncios
Categorias: livros, livros infantis | Tags: , , , | 6 Comentários

Navegação de Posts

6 opiniões sobre “Top 10 editoras brasileiras de livros infantis

  1. Gustavo

    Muito bom post! Sim, também adoro “A árvore generosa”, que sorte a minha de ter você para me apresentar este (e outros) livro(s)!!!

  2. Analice

    Onde vcs ficam?
    Achei a ideia muito legal!!!

  3. Fatima Zuddio

    Adoroooo os livros da Editora Biruta e Gaivota!!!!
    São ótimos e vcs só tem a crescer!!!

  4. Bom dia pessoal!
    Se ler nos faz viajar…vamos fazer parceria na Flica do canal.por ser uma localidade carente de sonhos…vamos despertar nessas crianças a possibilidade de sonhar…!
    VAMOS JUNTOS!

palpita aí!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Mães Loucas

porque "mãe louca" é redundância.

Mãe-solteira recém-casada

porque "mãe louca" é redundância.

porque "mãe louca" é redundância.

Mamatraca

porque "mãe louca" é redundância.

bora.ai blog

bora aí blog - dicas

Minha Mãe que Disse!

porque "mãe louca" é redundância.

Pequena que pariu

porque "mãe louca" é redundância.

O Blog da Sofia

Tudo sobre bebês e ser mãe, da gravidez ao nascimento do filho.

%d blogueiros gostam disto: