Peter Hunt e a literatura infantil

estou sumida, eu sei. desculpem… vou corrigir isso a partir do ano que vem – e isso não é mais uma promessa de ano novo!

hoje, como a vida corre mais depressa no final do ano, só estou dando uma passada rápida para deixar para vocês uma sugestão de leitura super importante!

é a entrevista do professor Peter Hunt, um britânico que leciona Literatura Infantil há anos, para a revista Nova Escola. ele fala sobre a importância da literatura especializada para crianças e, principalmente, uma coisa que venho repetindo há tempos: criança não é incapaz nem limitada! literatura infantil não tem que ser “simples” e “rasa” para que eles compreendam! por favor, parem de escrever livrinhos de “boas maneiras” disfarçados de literatura infantil! criança merece mais, muito mais – criança merece a mesma literatura que você! experimente!!

deixo aqui um trecho da entrevista. o resto vocês podem conferir no site!

********************************************************************************************

Entrevista com Peter Hunt

Pesquisador britânico destaca a complexidade e a riqueza dos textos feitos para crianças e fala sobre a validade de livros-brinquedo e daqueles que não têm sequer uma linha escrita

Rita Trevisan (novaescola@fvc.org.br)

peter-hunt Ele foi um dos primeiros críticos contemporâneos a levantar a voz contra os preconceitos sobre os livros elaborados especialmente para as crianças. Professor emérito da Cardiff University, onde criou e ministra a disciplina de Literatura Infantil, a primeira do gênero na Grã-Bretanha, Peter Hunt lançou diversas obras sobre o assunto e recebeu prêmios importantes, como o International Brothers Grimm Award, concedido pelo International Institute for Children’s Literature, no Japão, para estudiosos de todo o mundo que fazem contribuições significativas para o progresso da pesquisa sobre a literatura infantil.

Em sua produção, o britânico vem contribuindo para elevar o nível da discussão sobre o tema, na tentativa de que ele passe a ser encarado com mais seriedade e rigor teórico pelos adultos – em especial, pelos autores e críticos da área, que muitas vezes subestimam a inteligência das crianças.

Durante recente visita ao Brasil, em virtude do lançamento do livro Crítica, Teoria e Literatura Infantil, Hunt concedeu esta entrevista à NOVA ESCOLA.

Para muitos, a literatura infantil é sinônimo de livros com letras grandes e várias figuras. Isso faz sentido?
PETER HUNT
De maneira alguma. Essa concepção existe porque, em diversas situações, os pequenos são subestimados pelos adultos. Entendo que, quando se está começando a ler, letras grandes e figuras podem facilitar a tarefa. Mas muita gente pensa que a literatura infantil tem de ser simples e objetiva só porque é para ser consumida pelos pequenos. Ainda hoje, as pessoas olham as obras infantis com certa indiferença, como se elas fossem inferiores. As únicas pessoas que as respeitam são aquelas que estão realmente próximas das crianças e sabem muito bem que elas não são criaturas estúpidas e sem opinião.

Por que a concepção de que a literatura infantil é inferior perdura?
HUNT
Muitas vezes, não se acredita que ela possa oferecer o mesmo tipo de prazer intelectual que a adulta. Além disso, em geral, presume-se que, por não ter uma vasta experiência cultural, a criança seja incapaz de fazer interpretações estéticas. Obviamente, um leitor inexperiente terá uma maneira diferente de apreciar um livro, as ilustrações e a história. Mas isso não significa que seja incapaz de fazê-lo.

(leia mais aqui)

Anúncios
Categorias: blogs, leituras, livros | Tags: , , | 1 Comentário

Navegação de Posts

Uma opinião sobre “Peter Hunt e a literatura infantil

  1. AMANDA GRISPINO

    Demais!

palpita aí!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Mães Loucas

porque "mãe louca" é redundância.

Mãe-solteira recém-casada

porque "mãe louca" é redundância.

porque "mãe louca" é redundância.

Mamatraca

porque "mãe louca" é redundância.

bora.ai blog

bora aí blog - dicas

Minha Mãe que Disse!

porque "mãe louca" é redundância.

Pequena que pariu

porque "mãe louca" é redundância.

O Blog da Sofia

Tudo sobre bebês e ser mãe, da gravidez ao nascimento do filho.

%d blogueiros gostam disto: