Palavras de um pai para sua filha (do corredor de maquiagem)

li no Huffington Post de hoje e achei extremamente importante traduzir aqui no blog!
é uma carta do Dr. Kelly Flanagan, psicólogo, para sua filha. o original em inglês está aqui no blog dele.

Querida Pequenininha,

Enquanto escrevo isto, estou sentado no corredor de maquiagem da loja Target da região. Um amigo recentemente me mandou uma mensagem de texto de um outro corredor de maquiagem e me disse que parecia um dos lugares mais opressores do mundo. Eu quis descobrir o que ele quis dizer. E agora que estou sentado aqui, começo a concordar com ele. Palavras têm poder, e as palavras expostas neste corredor têm um poder profundo. Palavras e frases tais como:

Acessivelmente linda

Infalível

Acabamento impecável

Força brilhante

Poder líquido

Fique nua

Antiidade

Rejuvenecedor instantâneo

Escolha seu sonho

Quase nua

Beleza natural

Quando se tem uma filha, você começa a perceber que ela é tão forte quanto qualquer outro na casa — uma força a ser reconhecida, uma alma em chamas com a mesma vida e dádivas e paixões que qualquer homem. Mas sentado aqui neste corredor, você também começa a perceber que a maioria das pessoas não a verá desse modo. Eles a verão como um rostinho bonito e um corpo para ser aproveitado. E eles dirão a ela que ela deve ter determinada aparência para que tenha qualquer valor ou influência.

2014-02-06-makeup.jpg

Mas palavras têm poder e talvez, talvez, as palavras de um pai podem começar a competir com as palavras do mundo. Talvez as palavras de um pai possam conduzir sua filha através desse desafio de vergonha institucionalizada até um senso profundo e inabalável de seu próprio valor e beleza.

As palavras de um pai não são palavras diferentes, mas são palavras com um significado radicalmente diferente:

Força brilhante. Que sua força não esteja nas suas unhas, mas no seu coração. Que você saiba discernir dentro de si quem você é, e aí que você possa viver isso temerosamente mas com tenacidade no mundo.

Escolha seu sonho. Mas não a partir de uma prateleira numa loja de departamento. Encontre o lugar calmo e silencioso dentro de você. Um sonho verdadeiro foi plantado lá. Descubra o que você quer fazer no mundo. E quando você tiver escolhido, que você consiga perseguí-lo com fé, com integridade e com esperança.

Nua. O mundo quer que você tire suas roupas. Por favor, fique com elas. Mas tire suas luvas. Não dê socos. Diga o que estiver em seu coração. Seja vulnerável. Abrace o risco. Ame um mundo que mal sabe o que significa amar a si mesmo. E o faça nua. Abertamente. Com abandono.

Infalível. Que você esteja constantemente, infalivelmente consciente de que infalibilidade não existe. É uma ilusão criada por pessoas interessadas na sua carteira. Se você escolher buscar a perfeição, que ela seja uma graça infalível – por você mesma e por todos à sua volta.

Antiidade. Sua pele vai criar rugas e sua juventude vai desaparecer, mas sua alma é eterna. Ela sempre saberá brincar e aproveitar e se deleitar nesta vida única. Que você sempre resista desafiadoramente o envelhecimento do seu espírito.

Acabamento impecável. Seu acabamento não tem nada a ver com sua aparência e tudo a ver com como sua vida vai parecer no seu último dia. Que seus anos sejam de preparação para este dia. Que você seja envelhecida pela graça, que você cresça em sabedoria e que seu amor se torne tão grande que abarque todas as pessoas. Que seu acabamento impecável seja um abraço pacífico no fim e no desconhecido que vem a seguir, e que isso seja um presente a todos que te querem bem.

Pequenininha, você ama tudo que é rosa e com fru-frus e eu com certeza vou entender se algum dia maquiagem for importante para você. Mas eu rezo para que duas palavras permaneçam sendo as mais importantes para você — as duas últimas palavras que você diz toda noite, quando eu te pergunto: “Onde você é mais bonita?” Duas palavras tão brilhantes que nenhum corretivo pode cobrir.

Onde você é mais bonita?

Por dentro.

Do meu coração para o seu,

Papai.

———-

Tal como a última carta que escrevi para minha filha, eu escrevi esta primeiro para ela e o dia que eu eventualmente a ler para ela. Mas eu também a escrevi para todas as mulheres que precisam ouvir palavras de um pai. Mulheres, ninguém pode definir sua beleza por você. Mas eles vão tentar.

Minha filha tem 4 anos agora. Se sua descoberta do corredor da maquiagem acontecer na idade típica, eu acho que temos uns cinco anos para alterar radicalmente o arco da história e da subjugação-por-imagem do gênero feminino. Temos um monte de trabalho a fazer. E começa no coração de cada mulher.

Anúncios
Categorias: blogs, desabafo, leituras | Tags: , , , , | 2 Comentários

Navegação de Posts

2 opiniões sobre “Palavras de um pai para sua filha (do corredor de maquiagem)

  1. Ida Maria Zoellner (Zô)

    Lindo, lindo, lindo… Tks, Ma por compartilhar!

palpita aí!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Mães Loucas

porque "mãe louca" é redundância.

Mãe-solteira recém-casada

porque "mãe louca" é redundância.

porque "mãe louca" é redundância.

Mamatraca

porque "mãe louca" é redundância.

bora.ai blog

bora aí blog - dicas

Minha Mãe que Disse!

porque "mãe louca" é redundância.

Pequena que pariu

porque "mãe louca" é redundância.

O Blog da Sofia

Tudo sobre bebês e ser mãe, da gravidez ao nascimento do filho.

%d blogueiros gostam disto: