Drenagem linfática manual: antes, durante e após a gestação

Hello, Loucas!

Tudo bem??

O post de hoje foi escrito pela Girleide Oliveira, competentíssima fisioterapeuta especializada na área da estética e mãe de 2 filhos: o Junior, de 15 anos, e a Julia, de 3.

Conheci a Gil há aproximadamente 5 anos e meio: eu, segundo trimestre de gravidez, sofrendo com a retenção de líquido, mesmo usando as lindas e confortáveis meias Kendall. Mas a ideia de ter uma pessoa estranha mexendo em mim, na minha barriga, não me agradava… E ainda mais: eu já tinha lido que, se não fosse feita por uma profissional capacitada, havia o risco de causar precipitação do parto, ou seja, pânico no lago!

E aí apareceu a Gil. Super indicada por uma grande amiga, topava ir em casa e tinha experiência com gestantes, tendo trabalhado inclusive no Amparo Maternal. Pensei: por que não?

A expectativa foi totalmente correspondida. Delicada, respeita nosso “momento mãe”, faz questão de explicar o que está fazendo e se preocupa com nosso bem estar. Gostei tanto que continuo até hoje! Além do que, entende muito do assunto, vive intensamente o mundo materno e é mega antenada no mundo dos cosméticos, dos tratamentos estéticos que resolvem de verdade e dos modismos de verão. Adoroooo!

Então, aproveitem o post de hoje: uma introdução ao mundo da drenagem linfática!

Beijos e até a próxima!

♥   ♥   ♥   ♥   ♥   ♥   ♥   ♥   ♥   ♥   ♥   ♥   ♥   ♥   ♥   ♥   ♥   ♥   ♥   ♥   ♥   ♥   ♥   ♥

Olá, mães e futuras mães loucas. Atendendo a um convite da Fê, vou falar um pouquinho para vocês sobre Drenagem Linfática Manual (DLM) no período da gestação e no pós-parto.

Mas, vocês sabem o que é a DLM?

A DLM é uma massagem suave com pressão específica e movimentos ritmados. Importante: de forma alguma causa dor.

Durante a gestação, o aumento na produção hormonal acaba sendo responsável por grandes modificações estruturais e musculares. Alguns desses hormônios, essenciais na gravidez, são responsáveis pela tendência em reabsorver sódio, causando a retenção de líquido na gestante.

Nessa fase, o corpo tem um aumento do volume sanguíneo que varia de 30% a 50%, ou seja, a gestante tem a capacidade de reter no organismo um volume de água até 8 litros acima do normal, podendo causar edemas (inchaços) principalmente em pernas e pés.

O benefício da DLM para as gestantes é justamente esse: estimular a circulação venosa e linfática, diminuindo edemas, prevenindo varizes, celulites e estrias, além de combater a sensação de pernas cansadas e reduzir dores musculares. No aspecto emocional, promove o relaxamento, diminui o stress e auxilia no controle da ansiedade.

Já no pós-parto, a DLM acrescenta como benefícios a recuperação mais rápida, melhora da cicatrização e reparação dos tecidos, especialmente em caso de cesáreas.

Vale lembrar que cada mulher é um ser único… O momento de começar e a frequência das sessões podem variar em decorrência do seu estado de saúde e mental. E o aval do obstetra é imprescindível!

Tanto a gestação quanto o nascimento do bebê são momentos muito especiais para a mulher. São meses maravilhosos que misturam emoções diferentes, desde a ansiedade pela criança que virá ao mundo até as preocupações relacionadas à saúde da mamãe e do bebê. É um período marcado por mudanças físicas e emocionais na mulher.  Por isso a escolha de um fisioterapeuta especializado na área e com quem a gestante se sinta à vontade para a realização da terapia é de muita importância.

Em caso de dúvidas, deixem mensagem aqui no Blog.

Espero ter ajudado!

Beijos

Girleide Oliveira

photo

Anúncios
Categorias: convidados, Girleide Oliveira | 7 Comentários

Navegação de Posts

7 opiniões sobre “Drenagem linfática manual: antes, durante e após a gestação

  1. Vilma Oliveira

    Adorei a matéria, muito esclarecedora.
    Vilma

  2. Também tive a oportunidade de fazer drenagem com a GIL na minha gestação e super recomendo! aprovadíssima! amei o post!!! bjooo

    • Gil

      Oi Mi, foi muito gratificante ter participado da sua gestação, assim como todas as outras. É um aprendizado constante pois cada gestante tem sua particularidade. Obrigada!

  3. Maravilhosa essa matéria, parabéns.
    Vannessa Carolino

  4. Rejane

    Tive a felicidade de ser paciente da Gil enquanto tentava engravidar e parte do período da gestação, além de excelente profissional nos tornamos amigas e guardo com muito carinho essa lembrança. Ela entende muito dessa fase e me dava muitas dicas. Os beneficio do tratamento também foram ótimos, praticamente não tive inchaço durante a gestação.

    • Gil

      Para mim também foi uma felicidade participar deste momento da sua vida. Vc se tornou uma mãe maravilhosa (louca rsrs).bjs

  5. Pingback: Dicas e DIY: Lembrancinhas Frozen para meninos e meninas | Mães Loucas

palpita aí!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Mães Loucas

porque "mãe louca" é redundância.

Mãe-solteira recém-casada

porque "mãe louca" é redundância.

porque "mãe louca" é redundância.

Mamatraca

porque "mãe louca" é redundância.

bora.ai blog

bora aí blog - dicas

Minha Mãe que Disse!

porque "mãe louca" é redundância.

Pequena que pariu

porque "mãe louca" é redundância.

O Blog da Sofia

Tudo sobre bebês e ser mãe, da gravidez ao nascimento do filho.

%d blogueiros gostam disto: