Brandon Stanton e o poder do olhar

das muitas coisas que passam pelos meus olhos na timeline do Facebook, confesso que esta foi uma das indicações que só decidi checar na segunda ou terceira vez. agora me arrependo de ter ficado de fora do processo todo por tanto tempo.

Humans of New York, você já deve ter ouvido falar, é um Tumblr/Facebook page/agora livro impresso que está entre os assuntos do momento. um carinha perde seu emprego mundano comprando e vendendo ações em Chicago e resolve seguir sua (mais nova) paixão: fotografia. o que inicialmente era pra ser um Tumblr catalogando 10 mil pessoas residentes em New York para uma espécie de ‘censo fotográfico’ acaba tomando um novo rumo no meio do caminho e passa a atrair a atenção de mais de 1,5 milhão de pessoas na internet, culminando num livro aparentemente maravilhoso e inspirador que foi lançado este mês.

o que tem demais? bom, o que primeiro me chama a atenção é que a ideia de fotografar pessoas na rua não tem nenhuma novidade, mas a beleza dela está no olhar do fotógrafo. pelo Tumblr dá pra ver que ele não usa nenhum equipamento fotográfico super hiper duper. uma Canon semi-profissional e luz natural, cenário natural. só. mas tem cada foto…

isso me lembra o que o Hugh MacLeod aponta sabiamente no livro Ignore Everybody: pra fazer alguma coisa, não se esconda atrás dos ‘instrumentos’. tipo não começar um projeto de escrita sem ter um MacBook Pro, ou fotografar festas infantis sem ter uma super câmera primeiro e não ter grana… (parece familiar?)

outro ponto que ressoou muito forte foi o que o próprio Brandon falou numa entrevista: ‘se você quer fazer alguma coisa, não espere pelo perfeito. comece agora.’ cara, é uma dica tão banal mas tão, tão importante. se a gente ficar esperando pra pôr em prática uma ideia até que ela esteja ‘redonda’, não vai sair nunca do papel. as ideias mudam, os projetos se transformam, principalmente quando em contato com outras pessoas. como esse menino e o blog, onde ele ia postando as fotos. a coisa foi indo, foi indo, e agora ele tem um livro de sucesso e provavelmente vários outros a caminho.

então é isso, galera. é só começar. 🙂

"Por que você está usando um macacão de piloto?" "Eu uso todo dia." "Você quer ser um piloto quando crecer?" "Não, eu quero ser professor." "Por que você não está usando um uniforme de professor?" "Eu não tenho um."

“Por que você está usando um macacão de piloto?”
“Eu uso todo dia.”
“Você quer ser um piloto quando crecer?”
“Não, eu quero ser professor.”
“Por que você não está usando um uniforme de professor?”
“Eu não tenho um.”

Anúncios
Categorias: blogs, fotografia, leituras, livros | Tags: , , , , | 2 Comentários

Navegação de Posts

2 opiniões sobre “Brandon Stanton e o poder do olhar

  1. amanda Grispino

    muito legal!

palpita aí!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Mães Loucas

porque "mãe louca" é redundância.

Mãe-solteira recém-casada

porque "mãe louca" é redundância.

porque "mãe louca" é redundância.

Mamatraca

porque "mãe louca" é redundância.

bora.ai blog

bora aí blog - dicas

Minha Mãe que Disse!

porque "mãe louca" é redundância.

Pequena que pariu

porque "mãe louca" é redundância.

O Blog da Sofia

Tudo sobre bebês e ser mãe, da gravidez ao nascimento do filho.

%d blogueiros gostam disto: