as férias e a redescoberta da maternidade

bom dia, mães e pais exaustos e ansiosos pelo reinício das aulas das crianças!

sabe que no fim de junho, com um bebê de apenas dois meses em casa, eu estava com tanto medo dessas férias escolares que tive uma série de dores de cabeça? como estou de licença-maternidade, combinei com meu marido que as crianças não iriam fazer o curso de férias na escola pra economizarmos um pouco de grana e aproveitar que eu estaria em casa descompromissada – com trabalho, pelo menos! então a perspectiva de passar um mês inteiro tentando entreter 3 crianças sozinha me apavorou deveras!!

nos primeiros dias, eu estava num mau humor terrível, com dores de cabeça e pelo corpo… daí percebi que isso era porque eu estava me cobrando fazer dessas férias um momento super divertido e cheio de atividades pros meus dois mais velhos, que sentiriam falta das mil atividades da escola e dos colegas. só tinha esquecido de colocar na equação um micro-bebê que mama de 3 em 3 horas e não faz nada sozinho a não ser dormir!

quando relaxei e me permiti ser a melhor mãe pros mais velhos que eu poderia ser, tendo um bebê no colo o tempo todo, tudo ficou mais tranquilo e fácil. e divertido também! não fomos viajar, saímos pouco de casa, não fizemos nenhum passeio recomendado, assistimos bastante televisão – e muuuuuuito Carros! – e assim o mês transcorreu tranquilamente! tenho total consciência de que assistir TV o dia inteiro não configura uma atividade lá muito saudável para crianças, mas em minha defesa o tempo estava muito frio, as crianças tiveram tosse por umas duas semanas, e ficar em casa com eles era o único momento em que eu poderia ser mãe pro bebê e mãe pros mais velhos em tempo integral!

cara, eu tenho muita sorte de ter dois filhos muito tranquilos! eles se divertiram com as coisas mais simples em que eu consegui pensar; acordar, tomar banho e café e assistir Carros comigo foi, muitas vezes, um dos pontos altos do dia deles! brincamos de desenhar no painel que fiz com papel kraft na parede, treinamos um pouco de caligrafia, aprendemos receitas novas na cozinha e… assistimos Carros! fiquei feliz em poder estar com eles durante as férias, e mais feliz ainda em redescobrir que, para nossos filhos, estar com os pais é muito mais gostoso do que qualquer parque aquático, praia ou zoológico!

(é claro que o melhor dos mundos para eles é estar no parque aquático COM os pais! rs! por isso, prometi a mim mesma que, já que não conseguiria fazer férias divertidas nesse momento, vou planejar férias cheias de atividades externas com eles em dezembro/janeiro!)

enfim, as temidas férias de julho terminaram. quinta-feira as crianças voltam para a escola, semana que vem eu volto a trabalhar e a vida retoma um ritmo de cruzeiro normal. para mim, ficarão marcadas como o momento em que me lembrei do que é essencial para nossos filhos: atenção ininterrupta, Carros e bolo de Nutella na caneca!

deixo essas reflexões com a receita que peguei aqui, para vocês terem um gostinho das nossas férias!

beijos e boa volta à vida normal! rs

bolo de Nutella na caneca

bolo de Nutella na caneca

Bolo de Nutella na caneca

4 colheres de sopa de farinha de trigo com fermento
4 colheres de sopa de açúcar branco (eu uso 3 de açúcar branco e 1 de mascavo!)
1 ovo
3 colheres de sopa de cacau em pó
3 colheres de sopa de Nutella
3 colheres de sopa de leite
3 colheres de sopa de azeite ou óleo vegetal

 

Combine todos os ingredientes numa caneca de 300 ml ou mais. Mexa bem com um garfo até que forme uma massa homogênea. Cozinhe no microondas na potência alta por 1,5 a 3 minutos (depende do aparelho de microondas. no meu são 3 minutos). Complete com chantilly e calda de chocolate, se quiser.

crianças felizes de férias!

crianças felizes de férias!

Anúncios
Categorias: desabafo | Tags: , , | 1 Comentário

Navegação de Posts

Uma opinião sobre “as férias e a redescoberta da maternidade

  1. Gabriela Chamusca

    Geralmente nossas férias são assim!!! Ficamos em casa e saímos pouco… no máximo SESC e Multishop; perto de casa. Como viajamos muito à trabalho quando chegam os feriados e férias queremos ficar em casa mesmo!!! E tb, sair com 3 (mesmo mais velhos) é sempre muito caro e uma difícil tarefa… tão complicado que preferimos nossa casa e filmes (depois vamos trocar? rsrsrs Não temos “carros” mas temos vários outros hahaha). A cada 2 anos conseguimos fazer uma viagem diferente e geralmente em cada uma das férias conseguimos ir 1 semana para casa de algum familiar já que temos vários espalhados pelo Brasil rsrsrs. Mas estas férias foram diferentes das outras… as cças ficaram quase 20 dias na minha sogra que mora no Sul e mais 5 dias em Minas com minha mãe… ou seja, só ficamos 1 semana com eles em casa. Foi até estranho… silêncio, tudo arrumado… quando chegaram estávamos morrendo de saudades mas foi um choque… quem eram aquelas crianças bagunceiras e barulhentas???? Fiquei um dia deprimida (acho que algo do tipo depressão pós parto) mas depois já estava acostumada. E confesso que nem senti falta da escola; acho até que podia ter um pouco mais de férias (brincadeirinha).
    Já estou pensando também como serão as próximas férias…

palpita aí!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Mães Loucas

porque "mãe louca" é redundância.

Mãe-solteira recém-casada

porque "mãe louca" é redundância.

porque "mãe louca" é redundância.

Mamatraca

porque "mãe louca" é redundância.

bora.ai blog

bora aí blog - dicas

Minha Mãe que Disse!

porque "mãe louca" é redundância.

Pequena que pariu

porque "mãe louca" é redundância.

O Blog da Sofia

Tudo sobre bebês e ser mãe, da gravidez ao nascimento do filho.

%d blogueiros gostam disto: