Check List – Compras de Natal!

Com a chegada das festas de fim de ano, há quem não fique maluca???

Preparativos para a ceia, para o Réveillon, férias em família… conciliar encontros com os amigos próximos e com aqueles que não viu o ano todo, enviar mensagens de Próspero Ano Novo aos clientes, pensar na festa de fim de ano da escola, do prédio onde mora, no amigo secreto do trabalho… sem falar nos presentes de Natal!

Sempre coube a mim providenciar os presentes de fim de ano…  Vale registrar que o maridão palpita sempre que eu preciso de ajuda, mas, com o passar dos anos, o número de presenteados tem aumentado significativamente!

Para não esquecer alguém, organizar e adiantar as compras e não perder a noção do quanto estamos gastando, montei este check list, que tem sido meu companheiro nos últimos anos! É claro que você não precisa seguir à risca… Adapte à sua rotina e mãos à obra!

1) Fazer a lista dos presenteados

Família: filhos, marido, você (por que não?), mães, pais, irmã(os), cunhados(as), sobrinhos, avós e quem mais passar o Natal com vocês

Padrinhos / Madrinhas dos filhos (e filhos, se tiverem)

Escola: professores dos filhos, respectivas assistentes, porteiro, responsável pela cozinha, professores de cursos extra classe (balé, judô, natação etc.), outra pessoa que seja próxima à criança

Funcionários / prestadores de serviço: empregada, babá, motorista, personal trainer, médicos, porteiros / zelador / faxineiro (se morar em condomínio), pessoal do correio / lixeiro (se morar em casa)

Amigos: com quem você tiver o costume de trocar presente

2) Fazer o planejamento financeiro

Procuro estipular (ainda que aproximadamente) o valor máximo para o presente de cada pessoa ou grupo de presenteados. Isso me ajuda a organizar financeiramente e evitar um início de ano com dívidas que não poderei pagar!

3) Escolher o presente

Caso pretenda fazer os presentes (como a Ju mencionou no post dela, aqui) comece com antecedência e se programe para terminar tudo pelo menos uma semana antes do Natal. Lembre-se que você terá ainda que embalar cada presente! Como eu não tenho tanta habilidade, essa dificilmente acaba sendo uma opção para mim!

Caso queira encomendar delicinhas caseiras para presentear (como no post da Má, aqui), já contate a pessoa para que ela possa se organizar e entregar tudo fresquinho na data combinada. Ah, lembre-se de avisar o presenteado que a lembrança é caseira e deve ser consumida com prioridade!

Se além das opções acima você ainda precisar comprar presentes, é bom espantar a preguiça para fazer bons negócios! Sempre procuro lojas que ofereçam desconto e boas condições de pagamento nessa época do ano e tento agrupar o maior número de presentes numa mesma loja. Costuma valer a pena!

4) Internet ou loja física?

Gosto muito de comprar pela internet! Posso pensar com calma, analisar se realmente preciso daquele item e pesquisar o menor preço. Seria muito bom se pudesse comprar todos os presentes on line e não ter que “lutar” por uma vaga de estacionamento, enfrentar lojas tumultuadas e compradores alucinados. Ainda mais com uma criança (ou duas, três…) junto com você! Se você também gosta, procure observar alguns detalhes:

– trocas: a troca nem sempre é fácil; às vezes, você tem que enviar a peça pelo correio, tem prazo etc. Mas algumas lojas possibilitam que você troque as mercadorias compradas on line nas lojas físicas, facilitando a vida do presenteado!

– prazo de entrega: não deixe para a última hora, pois em caso de atraso, você não terá o presente para entregar!

– frete: alguns sites oferecem frete grátis para compras acima de determinado valor.

– loja virtual: compre apenas de lojas que você já conheça ou tenha referências. Nessa época do ano, muitos oportunistas criam lojas falsas com produtos de grande procura, a preços convidativos. Desconfie principalmente de lojas com preços muito abaixo do mercado.

Nas lojas físicas, a vantagem é “olhar de perto”, poder provar e conferir a mercadoria que está comprando. Mas não podemos esquecer de também verificar na loja o prazo para troca!

Ainda que eu opte pela loja física, escolher antecipadamente o presente pela internet já economiza um tempão!

5) Organizar o tempo

Eu dificilmente consigo finalizar todas as compras em um só dia, por isso preciso me organizar. Tento ao máximo fugir dos shoppings, optando por lojas de rua por questão de tempo, para ir antes ou depois do trabalho ou durante o almoço. Quando não dá pra fugir do shopping, procuro ir logo no início de dezembro, escolhendo o horário de abertura das lojas e, de preferência, os primeiros dias da semana.

Mas em época de Natal não existem muitas regras, não é???

6) Organizar os presentes

Presentes comprados, eu embalo o que faltou e começo a separar por grupos de presentados.

Imagine a cena: a família vai jantar com amigos e vão trocar os presentes nessa oportunidade. Marido te apressando porque vocês estão atrasados (obviamente já segurando o elevador), crianças brigando porque um apertou o botão do andar quando era a vez do outro e você (que já vestiu cada criança, se arrumou, organizou a bolsa das crianças, achou o relógio que seu marido não sabia onde estava) tendo que separar cada presente sem correr o risco de esquecer algum!

Melhor não…. rsrsrs

7) Festejar! Já?

Eba!!! Todos felizes com os presentes, missão cumprida!!! Feliz Natal e Ano Novo!!!

Mas….. e as trocas?????

Daí, a super mãe já separa os presentes por loja, as lojas por shopping e começa tudo de novo….. rsrsrsrs

E você, como se organiza para as festas de fim de ano?????

É tão louca quanto eu??????

Conte pra gente, compartilhe com suas amigas “loucas” e participe do blog!

Anúncios
Categorias: geral | 2 Comentários

Navegação de Posts

2 opiniões sobre “Check List – Compras de Natal!

  1. Gabriela

    Ontem mesmo estava pensando nisso… pq em 2-3 semanas queremos fazer tudo que não fizemos o ano todo hahaha! Como se o mundo fosse acabar… (dizem que este ano vai mesmo né rsrsrs).
    Nossa faz tempo que minha lista de presentes não é tão grande… acho que desde que as cças nasceram… hoje se limita aos meus e no máximo às outras cças da família rsrsrs e mesmo assim as mais próximas…. E espero que os outros adultos tb pensem assim… senão é tanto presente que as cças acabam não valorizando…
    Quando dá dou biscoitos! E como o mundo é guloso além de consumista (hahaha) também gostam!

  2. Eu super concordo com você!
    Nessa época, procuro agradecer o carinho de algumas pessoas com meus filhos durante o ano com uma lembrancinha (pessoal da escola, médico, funcionária doméstica, babá). E gosto disso!
    Por outro lado, acho um saco quando o ato de presentear vira uma “obrigação”! Para mim, perde toda a graça, vira um transtorno…
    É muito dificil as pessoas entenderem que nós não “precisamos” trocar presentes nessa época. Existem brigas que não valem a pena e por uma questão familiar, desisti dessa!!!
    Bjossss

palpita aí!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Mães Loucas

porque "mãe louca" é redundância.

Mãe-solteira recém-casada

porque "mãe louca" é redundância.

porque "mãe louca" é redundância.

Mamatraca

porque "mãe louca" é redundância.

bora.ai blog

bora aí blog - dicas

Minha Mãe que Disse!

porque "mãe louca" é redundância.

Pequena que pariu

porque "mãe louca" é redundância.

O Blog da Sofia

Tudo sobre bebês e ser mãe, da gravidez ao nascimento do filho.

%d blogueiros gostam disto: