Check List – Festas!

Eu adoro festas! Curto pensar, pesquisar e providenciar cada detalhe! Não me lembro de ter passado um aniversário sem ao menos um bolo com família e amigos próximos! Não podia ser diferente com meus filhos!

No primeiro ano do Eric quase enlouqueci! Planejamos uma festa super simples, mas devido à nossa inexperiência em festas infantis foi uma correria tão grande que se a minha amiga Lu não tivesse vindo de Lindóia só pra prestigiar a festa, não teríamos conseguido! A festa foi uma delícia, mas estávamos acabados e prometemos que seria a última! Claro que a promessa não foi adiante, e logo estava eu pensando no tema para o ano seguinte e montando um roteiro com os itens e providências necessárias para a organização da festa!

Organizar uma festa dá um trabalho enorme, por isso é importante refletir bem se está afim de encarar esse desafio, procurar uma assessoria profissional ou partir para um buffet. Vou compartilhar com vocês o meu check list e a experiência da última festa realizada, com os primeiros passos para a organização. Ah, quanto antes decidir, melhor!

1) Escolha do tema

O Eric está na fase dos heróis e escolheu o tema Vingadores. Como é um tema atual, existem várias opções para decoração e acessórios, o que facilitou bastante. Ele também já escolheu o tema Carros, Homem-Aranha e Batman, mas o desafio maior foi o tema Big Foot (aqueles carros com rodas enormes que passam em cima de outros). Isso mesmo, aos 2 anos esse foi o tema escolhido, sem nenhum item no Brasil sobre o assunto. Haja criatividade!

2) Data, local e horário

Como moramos em um condomínio com salão de festas, essa é sempre nossa opção, por volta das 15h. É um espaço legal, por isso há bastante procura, e precisamos reservar com antecedência. Este ano, demoramos para decidir e o aniversário do Eric acabou sendo comemorado duas semanas depois da data. Bom pra mim, que ganhei uma festa no dia do meu aniversário!

3) Lista de convidados

Essencial para ter ideia da quantidade de adultos e crianças para o cálculo da comida, bebida, doces e lembrancinhas.

4) Comida, bebida, bolo, doces

Com o passar dos anos, fui ficando mais prática. Para essa festa, contratei o mesmo buffet de barraquinhas que eu gosto muito, chamado Buffet Cabana. Antigamente eu comprava as bebidas separadamente, mas era difícil achar garçom avulso. Dessa vez, contratei o buffet já incluindo as bebidas (água e refrigerante), a pessoa para servir e os doces. Compro separadamente apenas um pouco de suco para as crianças e cerveja para os adultos.

O bolo delicioso é tradicionalmente feito pela minha sogra Ida, doceira profissional. Para quem quiser experimentar, o contato dela é izoellner@hotmail.com, vale a pena!

Além dos doces tradicionais, a festa teve os famosos mini cupcakes e cookies feitos pela minha amiga Jany, da Meu Doce Favorito. Como o site ainda está em construção, segue o contato: janychang2004@gmail.com.

5) Convite

Optei pelo envio por e-mail e tem dado super certo! Este ano a arte foi feita pela Mãe Louca Ju, um arraso! Além disso, sempre peço para confirmarem presença, para que eu possa ter uma ideia de quantas pessoas comparecerão à festa e poder confirmar a quantidade com o buffet.

6) Decoração

Nessa área sou uma negação! Não consigo nem pensar em montar uma mesa, então contei com a ajuda profissional da Mãe Louca Ju. Divisor de águas!!! Trabalhamos de uma forma bem legal, com ela dando ideias e eu pesquisando na internet para concretizá-las.

Como o tema é atual, foi fácil conseguir inspiração na internet. Para quem mora em São Paulo, a Rua 25 de Março é o endereço certeiro, mas se você não tem tempo ou coragem de ir àquele “amontoado de gente”, saiba que várias lojas também vendem pela internet! Vale a pena pesquisar, pois os preços podem variar bastante e, mesmo com o valor do frete, pode ser um bom negócio comprar em lojas diferentes.

Este ano resolvi passear na 25 – adooooro! – mas eu já comprei nessas lojas e em todas os produtos vieram bem embalados e o prazo de entrega foi respeitado: Festa Express, Tozaki, Magazine 25 de Março.

O banner é tradição. Todo ano, meu marido cria a arte de acordo com o tema da festa e manda imprimir em uma gráfica, para a parede atrás do bolo. As bandejas decorativas eu emprestei da minha amiga Jany, mas você pode comprar (caso tenha onde guardar, pois são grandes) ou alugar.

Até bolo cenográfico teve! A madrinha do Eric foi o grande talento, e a mim coube a árdua tarefa de amassar a pasta americana e recortar as janelinhas!

Em tempo: se você adora bexigas e pretende usá-las na decoração, organize um batalhão de pessoas ou conte com a ajuda de uma bomba elétrica como esta! Faz toda a diferença!

7) Lembrancinhas

Essa é a parte mais difícil pra mim… gosto de coisas personalizadas, tento fugir do padrão, mas como é difícil!!! Para o Eric optei por fazer uma lembrancinha semelhante à da festa da Luna: uma caixinha de madeira com doces dentro, para que depois as crianças pudessem guardar o que quisessem. Eu já estava disposta a pintar uma a uma, mas a pouca antecedência não permitiu que eu as encomendasse a tempo. Acabei fazendo com a Tati, uma amiga artesã da Jany (a dos cupcakes) e ficaram lindas!

8) Recreação e brinquedos

Manter um grupo de crianças em atividade e felizes não é tarefa para qualquer um… Existem diversas empresas especializadas, mas vale a pena pesquisar bem antes de fechar, pois tive uma experiência horrível com uma muito famosa no mercado. No ano passado, a piscina de bolinhas simplesmente não apareceu e só depois de muitos telefonemas eles mandaram um pula-pula no lugar, já com a festa acontecendo. Na festa seguinte, acreditando ter sido apenas um contratempo, contratei a mesma empresa e o pula-pula de bolinhas pifou no meio da festa! Isso sem falar na recreadora que parecia ter sido obrigada a estar lá e quase não interagia com as crianças…

Este ano contratei uma empresa chamada Alegria está no ar. Sem palavras! Piscina de bolinha e pula-pula de ótima qualidade, e a pintura facial foi um show à parte. Uma atenção e um talento que merecem ser reconhecidos!

O Eric é louco por futebol e a única coisa que pediu para que tivesse na festa foi uma quadra para “jogar uma bolinha” com os amigos. Fácil, né? Como não havia muito espaço para aquelas quadras infláveis, pesquisei muito na net e achei esta aqui da marca Bestway. Liguei na empresa, fui super bem atendida e o pedido chegou antes do prazo. Apenas um detalhe: a bomba elétrica (a mesma das bexigas) foi essencial! Sem ela, não teríamos conseguido inflar a quadra. Pena que não tiramos uma foto!

9) Escolha das musicas e equipamento de som

Todos os anos, a trilha sonora das nossas festas consistiu em Palavra Cantada, Patati-Patatá, Xuxa… Este ano não seria diferente, não fosse o pedido da Mãe Louca Má, alegando que os pais eram os únicos que estavam realmente ouvindo a música. Confesso que gostei bem mais de uma festa movida a rock’n’roll…. As crianças nem perceberam a troca e os pais ficaram bem mais felizes!

O equipamento de som vai depender do tamanho do espaço que você tiver e utilização do som. Em um salão de porte médio, com som ambiente, você consegue um bom resultado com um notebook e duas caixinhas de média potência. Já se o som for para dançar, sugiro que alugue um equipamento mais potente. Muitas vezes a empresa de recreação possui essa opção e pode valer a pena.

10) Fotografia

Por mais que os pais ou outro parente fotografem bem, eu sou muito a favor de contratar um profissional para registrar esses momentos, para que todos possam efetivamente curtir a festa! Teve um ano, por exemplo, que a máquina do meu marido resolveu dar problema no meio da festa! Daí já viu, até achar outra máquina com bateria foi um sufoco!

Tomadas essas 10 providências iniciais, basta acompanhar o desenvolvimento de cada um desses itens do seu check list até o dia da festa! Tenha paciência, tempo e sua festa será um sucesso!

E aí, se animou para organizar a próxima? Conte pra gente, compartilhe!

Anúncios
Categorias: festas, festas infantis, ideias | Tags: , , , | 8 Comentários

Navegação de Posts

8 opiniões sobre “Check List – Festas!

  1. sensacional, Fê!
    até eu, que não sou adepta das festas grandiosas, fiquei com vontade de fazer uma pras crianças no ano que vem. quem sabe, né?
    beijão!

  2. Ai que ótimooooo!!! Escolha o tema que já começo a pesquisa na internet!!! 😉

  3. AMANDA GRISPINO

    Adorei Fê!
    E já pensando no tema para festa da Joana!!!

    Vou encarar essa organização! Beijocas

  4. Dou o maior apoio!!! Se precisar de mais contatos de profissionais, me avise! Bjosssssss

  5. Fê com sua organização e eu com as minhas mãos, vamos arrasar no ano que vem! Beijos xuxu.

  6. Ida Maria Zoellner (Zô)

    Comprei hj umas “coisinhas” pra festa da Luna. Quase enlouqueci com tantas lindezas!

  7. Já estou morrendo de curiosidade!!! E enlouquecendo com os preparativos!!! Tks!!!

palpita aí!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Mães Loucas

porque "mãe louca" é redundância.

Mãe-solteira recém-casada

porque "mãe louca" é redundância.

porque "mãe louca" é redundância.

Mamatraca

porque "mãe louca" é redundância.

bora.ai blog

bora aí blog - dicas

Minha Mãe que Disse!

porque "mãe louca" é redundância.

Pequena que pariu

porque "mãe louca" é redundância.

O Blog da Sofia

Tudo sobre bebês e ser mãe, da gravidez ao nascimento do filho.

%d blogueiros gostam disto: